8 tendências que devem revolucionar o mercado de trabalho mercado de trabalhomercado de trabalhomercado de trabalho

Maior concorrência, aprendizado constante e rotina flexível estão entre as principais mudanças que afetarão a dinâmica de trabalho nos próximos anos

Embora seja comum que o mercado de trabalho passe por transformações com o tempo, as novas tecnologias e o desenvolvimento da ciência farão com que essas mudanças aconteçam de forma mais rápida nos próximos anos. O PageGroup, empresa especializada em recrutamento, listou oito tendências que devem impactar o mercado o trabalho no futuro. Confira:

1. Maior concorrência no mercado de trabalho

No futuro, a seleção de talentos será ainda mais criteriosa. Isso porque cada perfil será avaliado de acordo com o seu conhecimento técnico, e não mais pela distância do local de trabalho ou até mesmo pela classe social ou econômica. Gil Van Delft, presidente do PageGroup no Brasil, explica que, nos próximos anos, a concorrência será cada vez mais global. “A pessoa não concorre apenas dentro do seu setor ou empresa, e sim com outros países e candidatos que podem executar a mesma atividade”. Além disso, os robôs e os sistemas de automação farão boa parte das atividades operacionais que hoje são realizadas por humanos.

2. Carreira numa mesma empresa?

Cada vez mais os profissionais devem buscar projetos específicos que agradem seu perfil – e isso fará com que a troca de empregos seja mais natural e frequente. Por isso, Gil explica que as empresas precisarão se adaptar e buscar novas formas de atrair e reter talentos e estimular a produtividade das equipes. Nessa nova dinâmica de trabalho, o mercado é que deverá se adaptar ao que os profissionais buscam.

3. Aprendizado contínuo

O aperfeiçoamento e ao aprendizado constantes serão fatores decisivos para que os profissionais do futuro se mantenham relevantes no mercado. Diante desse cenário, atualizações pontuais e cursos de reciclagem com duração rápida e on-line devem ditar o aprendizado de cada profissional. "A liderança terá o desafio de construir uma empresa e mantê-la competitiva num mercado que está em constante movimentação”, afirma o executivo.

4. O escritório do futuro será onde o profissional quiser

Ficar preso em um escritório por muito tempo se tornará coisa do passado. No futuro, será cada vez mais comum trabalhar de qualquer lugar. Com isso, as organizações poderão reduzir gastos e permitirão que os profissionais criem novos negócios e expandam sua dinâmica de trabalho. Até mesmo os modelos de escritórios físicos passarão por drásticas transformações. Em alguns casos, eles serão itinerantes e com espaços esporádicos de coworking, e as reuniões presencias darão lugar às chamadas de videoconferência.

5. As oito horas de trabalho diárias serão extintas

As jornadas de trabalho nas empresas também passarão por mudanças nos próximos anos. Redução na carga horária e expedientes menores determinarão a escolha dos profissionais diante das empresas em que querem trabalhar. “Uma das prerrogativas da diminuição da carga horária é o bem-estar familiar e pessoal. O profissional do futuro, além das atribuições técnicas, também terá foco em realizações pessoais, como trabalhos sociais e qualidade de vida”, diz o presidente do PageGroup no Brasil.

6. A tecnologia como aliada

O equilíbrio entre fator humano e automação será cada vez mais necessário nas organizações – e isso aumentará a procura por profissionais que saibam lidar com as novas tecnologias. Profissionais capazes de atuar em harmonia com novas ferramentas, promovendo maior produtividade e mudanças positivas, estarão em evidência, de acordo com o executivo da companhia.

7. Globalização econômica

Limites geográficos não serão mais uma barreira para empregos e negócios. Por isso, pensar em rotas comerciais, e-commerce e na experiência do cliente de forma mais rápida e interativa será fundamental. “O profissional que estiver alinhado a tecnologia de forma que otimize os negócios terá destaque no mercado de trabalho”, afirma Gil Van Delft.

8. Novas profissões

Os avanços científicos e tecnológicos devem mudar o perfil das profissões que surgirão no futuro. “A evolução é tamanha que cerca de 70% das crianças de hoje em dia trabalharão em profissões que ainda não existem”, destaca o PageGroup.



Veja também


Veja também



Segue a gente